Dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) mostram como países estrangeiros, com liderança dos Estados Unidos, dominam os registros de patentes em território nacional. De todos as 26.921 solicitações para título de propriedade no Brasil, em 2021, apenas 19% foram de companhias ou cidadãos brasileiros. Já nos dois primeiros meses de 2022, conforme os dados mais recentes disponibilizados, apenas 17% do total de 3.833 pedidos de patentes partiram do Brasil.
Depositar uma patente é um protocolo de comprovação, perante o Estado, do direito sobre determinada criação ou solução inovadora no território. As patentes são concedidas para invenções com relevância industrial e/ou econômica, o que na prática significa que o produto ou processo pode ser utilizado ou produzido em determinada indústria. No longo prazo, o lapso de patentes do Brasil (e para as indústrias brasileiras) tem impacto na economia do país.
Na matéria publicada na revista Veja, nosso sócio-fundador Franklin Gomes concorda que há uma relação direta entre as maiores economias e os países com maior número de patentes. Ressaltando ainda que as empresas brasileiras não tem a cultura de proteger suas inovações.
A importância da patente para proteção da sua invenção
[…] Por fim, vale sempre lembrar que, como decorrência das vantagens acima, essa proteção da invenção também é uma ferramenta para que você consiga recuperar os investimentos em pesquisa e desenvolvimento. Por isso, é possível afirmar que, em uma visão macroeconômica, os países que mais protegem sua produção intelectual são os que mais crescem e se desenvolvem. […]